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Dia 31 de março, é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição

31/03/2010

Dia 31 de março, é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição

Marcos Muniz

Dia 31 Marco E Comemorado O Dia Da Saude Nutricao

Hoje, 31 de março, comemora-se o dia nacional da nutrição, data ideal para repensarmos o que temos colocado em nossas mesas, avaliarmos se temos feito as escolhas corretas e saudáveis para garantir o bem estar e a saúde.

É comprovado que os hábitos alimentares e a prática diária de exercícios físicos podem melhorar a qualidade de vida do indivíduo, além de combater doenças como obesidade, hipertensão arterial, aumento nos níveis de glicose sanguínea e também o alto colesterol. A dieta adequada combinada aos exercícios ainda garante o bem estar emocional, pois teremos indivíduos mais satisfeitos.

Mas para garantir uma dieta saudável às escolham devem ir além do que colocar sobre o prato, mas também estar atento ao que comemos entre as refeições e observar aquilo que eventualmente exageramos como doces e o consumo de café durante o dia. Os alimentos devem ser consumidos em quantidade e qualidade adequadas às necessidades diárias de cada indivíduo. Durante as principais refeições é importante garantir um ambiente calmo, procurando atender não apenas as necessidades nutricionais, mas também emocionais e sociais do indivíduo esta hora é ideal para o convívio familiar ou entre amigos.

Importante tomar cuidado com alguns exageros e procurar sempre controlar o consumo de gorduras saturadas e trans, como carnes gordurosas, creme de leite, frituras, do sódio encontrado nos enlatados, embutidos, frios e salgadinhos e evitar o consumo excessivo de açucares como os doces confeitados e a adição de açúcar. Também devemos estar atentos aquilo que comemos entre as refeições, pois o consumo em excesso de alimentos gordurosos que podem aumentar a sensação de moleza e indisposição, e do famoso cafezinho, pois seu consumo muito próximo as refeições interfere na absorção de alguns nutrientes como o ferro e o cálcio.

Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras e carboidratos complexos, produtos integrais, consumo de verduras, legumes e frutas frescas e tomar pelo menos dois litros de água por dia, fazem parte de hábitos saudáveis que irão garantir qualidade de vida e longevidade.

E, sendo cientificamente comprovado que a mudança nos hábitos alimentares pode influenciar na diminuição da ocorrência de doenças como obesidade, hipertensão arterial e colesterol alto, entre outros, nada melhor do que usarmos a data para reforçar essas melhoras na qualidade de vida.

Confira as dicas listadas por Mara Baggio, da GRSA, Grupo de Soluções em Alimentação e veja como viver mais, melhor e feliz com o corpo que deseja:

- Inicie a refeição com uma salada de folhas e legumes atente-se para ocupar metade do prato com esses alimentos, reservando a outra para uma opção de carboidrato (arroz, ou massas), proteína (soja, peixe, frango ou carne vermelha) e leguminosa (feijão, grão de bico, ervilha ou lentilha)

Evite os molhos gordurosos como aqueles a base de creme de leite e manteiga, as frituras, principalmente, empanadas como peixe à dorê, bife à milanesa e as preparações de frango recheadas com farofa, bacon e queijos.

Opte, sempre que possível, por algum tipo de carne vermelha magra ou branca grelhada, assada ou cozida

Na hora de escolher as massas prefira as sem recheio, do tipo espaguete ou nhoque. O cuidado com o molho deve ser redobrado, uma vez que, estes podem ser mais calóricos do que a própria massa, como é o caso do quatro queijos e aqueles brancos enriquecidos com nozes, castanhas e embutidos. Uma boa pedida é o de tomate fresco

E para temperar as saladas, procure azeite, vinagre e sal em pequena quantidade. Evite os molhos industrializados, pois são calóricos e artificiais e geralmente ricos em sódio

Por fim, não se esqueça de praticar atividade física no mínimo três vezes por semana e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

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Graduação de Marcos de Souza Muniz
* Graduado em Educação Física (EEF-UFMG); (1990)
* Diretor fundador da Academia Wall Street Fitness.(1991)
* Graduado fisiologia do exercício: emagrecimento e hipertrofia pela UFMG 1992
* Graduado Exercício e o Coração pela Associação Médica de Minas Gerais. (1994)

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