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Academia de mulher em Belo Horizonte

10/11/2010

Academia de mulher em Belo Horizonte

Autor: Marcos Muniz

As mulheres de hoje devem perder o medo de iniciar um programa de treinamento de musculação.
Academia Mulher Em Belo Horizonte

As mulheres de hoje devem perder o medo de iniciar um programa de treinamento de musculação, isso é, muitas falam e contam muitos mitos no que se refere a levantar pesos e utilizar aquelas máquinas!
Tudo que se tem em mente era que se as mulheres levantassem pesos ficariam masculinizadas e se tornariam exageradamente musculosas!
Bom tudo depende dos objetivos a serem alcançados, e isto engloba muito treino, dietas hipercalóricas e até mesmo esteróides anabólicos. A partir deste último, aí sim deve ser gerado um radicalismo no que tange a saúde e a estética tanto feminina como masculina. A idéia mais segura é ser assistida por um educador físico que te oriente nos seus objetivos
Atualmente as pesquisas científicas nos campos de treinamento e musculação já aboliram o empirismo totalmente. Tudo é planejado e periodizado em intensidade e volume a serem treinados.
E com isto a mulher está firme e presente nas salas de musculação, inclusive dividindo igualmente com a equipe dos homens.
A preferência feminina é de adquirir um corpo bem firme com contornos arredondados, a chamada definição muscular em conjunto com a perda de gordura corporal. Nos exercícios de musculação se adquire uma boa forma estética juntando-se treino, dieta balanceada e recuperação (descanso).
O treinamento é igual ao dos homens, ou seja, hipertrofia moderada e definição muscular. Entretanto alguns reajustes nas diferenças do corpo, psicológico e na fisiologia precisam ser adequados, gerando assim maiores atrativos para o treino das mulheres. Desta forma tenha em mente algumas informações que podem tirar tais medos.
Um ponto importante seria a diferença hormonal, as mulheres possuem quantidades de testosterona bem menores, isto evidência um menor grau de hipertrofia muscular, já o hormônio estrógeno faz com que elas detenham uma maior retenção hídrica.
Já as massas gordas (gorduras), também estão dispostas de maneira diferente, as mulheres tem a característica ginóide, que retém as gorduras abaixo da cintura (quadril e coxas), já o homem é andróide, (acúmulo na região do tronco).
Outros pontos importantes são o abdomen e os seios. O treino abdominal é importante para a postura da coluna vertebral e equilíbrio, além de influenciar no funcionamento dos órgãos internos. Geralmente as mulheres possuem uma chamada barriguinha ¨falsa¨, ou seja, isto se deve às posturas e desequilíbrios nos músculos agonistas e antagonistas, que significam na prática uma hipertrofia nos músculos da coluna e um relaxamento (hipotonia) dos músculos do abdomen, isto faz com que o quadril seja projetado para trás.
Já os seios dependem de conbinações entre o treino, nutrição e postura. Todas as mulheres tendem a acumular gordura na região dos seios, a chamada gordura sexual específica, porém o acúmulo excessivo de gordura leva ao aumento dos seios. Devendo assim adquirir hábitos de controle alimentar.
O treinamento em si não altera os seios esteticamente, porém a hipertrofia dos músculos peitorais, ombros e coluna podem dar uma melhor forma e posição dos seios.
Na maioria das vezes, a preferência estética delas tende para as regiões das coxas e glúteos, porém um bom educador físico deve conscientizar sobre o benefício geral dos grupos musculares treinados e promover um treino mais coerente, harmônico e agradável à beleza feminina. Uma razão a citar: A mulher possui os ombros mais estreitos e quadris mais largos!
Outro fator a se respeitar seria o fator psicológico. A mulher possui um temperamento mais ativo, então nós evitamos treinos monótonos e muito prolongados, melhorando assim a motivação.
Outra situação que envolve uma certa parcela de desconforto seria a menstruação, muitas falam que perdem o desempenho e esta queda pode ocorrer ou não, porém existe uma fase do ciclo menstrual que favorece os treinos que é a seguinte:
Fase pós-menstrual que é do 5º ao 11º dia (alto rendimento).
Já a fase pré-menstrual que é do 23º ao 28 dia (baixo rendimento).
Estes altos e baixos estão relacionados aos hormônios, nesta ordem estrógeno, noradrenalina, e progesterona.
O melhor mesmo é se exercitar procurando sempre observar o seu corpo, tenha em mente que a musculação é benéfica e previne certas doenças em ambos os sexos.

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Graduação de Marcos de Souza Muniz
* Graduado em Educação Física (EEF-UFMG); (1990)
* Diretor fundador da Academia Wall Street Fitness.(1991)
* Graduado fisiologia do exercício: emagrecimento e hipertrofia pela UFMG 1992
* Graduado Exercício e o Coração pela Associação Médica de Minas Gerais. (1994)

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