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O que comer e o que evitar antes da malhação

12/10/2009

O que comer e o que evitar antes da malhação

Autor: Marcos Muniz

O Que Comer O Que Evitar Antes Da Malhacao

A refeição pré-treino é fundamental por diversos fatores:

- Prevenir a hipoglicemia e os sintomas relacionados a ela.

- Evitar a fome antes ou durante o exercício.

- Fornecer energia para o trabalho muscular durante o treinamento, melhorando assim, a performance.

- Fornecer líquidos para iniciar o exercício num estado completamente hidratado.

Confira algumas as elaboradas pela equipe da RGNutri - Identidade em Nutrição para tirar o melhor proveito dos alimentos e do treino:

- O melhor plano a ser seguido, antes da malhação, é consumir alimentos ricos em carboidratos, especialmente complexos (batatas, arroz, pães). Também é importante que essas refeições sejam pobres em proteínas e gorduras. Os carboidratos permanecem no estômago por menos tempo do que as proteínas e gorduras. Como são rapidamente absorvidos, são o combustível ideal aos músculos.

- Alguns alimentos ricos em fibras, como as frutas e as hortaliças cruas, as castanhas, as sementes e os farelos, não são recomendados neste momento pois podem causar desconforto intestinal.

- Seja cuidadoso com alimentos ricos em açúcar, como mel, balas, doces e refrigerantes. O mesmo cuidado é válido para os alimentos com alto índice glicêmico (sorvete com leite, melancia, açúcar refinado). Esses alimentos podem provocar um aumento rápido da glicose sanguínea provocando uma resposta imediata da insulina. Como conseqüência, você pode ter hipoglicemia e sensação de fraqueza durante o treino.

- Os alimentos fontes de carboidratos mais indicados para esta refeição são aqueles ricos em amido, como massas, pães, tubérculos, arroz, bolos e biscoitos.

FAÇA A ESCOLHA CERTA

Prefira Ao invés de

Pães Sonhos

Barras de cereias Chocolate

Banana Melancia

Suco de frutas Batata frita

Bolos simples Cachorro quente

Sports drinks Refrigerantes

Horário

3 ou mais horas antes do treino

Sugestões de alimentos

Suco de frutas ou de hortaliças, frutas frescas, pães, biscoitos e bolos simples queijo ou carne magra, iogurte desnatado, cereal com leite desnatado, batata assada, massa com molho de tomate.

Horário

2 a 3 horas antes

Sugestões de alimentos

Suco de frutas ou de hortaliças, frutas frescas, pães, biscoitos e bolos simples (sem cobertura adicional).

Horário

1 ou 2 horas antes

Sugestões de alimentos

Suco de frutas ou de hortaliças, frutas frescas e pobres em fibras, como ameixa, melão, cereja e pêssego.

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