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Frases como essas abaixo ecoam pelas academias de musculação do país

18/11/2009

Frases como essas abaixo ecoam pelas academias de musculação do país

Marcos Muniz

Frases Como Essas Abaixo Ecoam Pelas Academias Musculacao Do Pais

Mitos e verdades da musculação.

Frases como essas abaixo ecoam pelas academias de musculação do país.
É um local onde existem pessoas de diferentes níveis sociais e intelectuais.
Fala-se de tudo, desde receita de bolo até política e economia.

E também podemos ouvir dicas e conselhos de todos os tipos para se obter um resultado estético mais rápido.

Segue abaixo alguns deles:

1) Tomar banho após um treino de hipertrofia impede o desenvolvimento dos músculos.
2) Uma pessoa muito forte não pode nunca parar de treinar senão os músculos caem.
3) Somente com o uso de complementos alimentares você consegue hipertrofiar.

Grande parte desses conselhos são pronunciados como verdade absoluta por praticantes experientes, porém sem nenhum conhecimento científico no assunto.

Durante o treino de musculação, o nosso organismo desvia grande parte do volume sangüíneo para a região trabalhada,
aumentando com isso a vascularização e oxigenação local.
O tamanho e o tônus desse músculo modifica-se,
dando uma falsa impressão de hipertrofia instantânea, sendo que na realidade está ocorrendo um catabolismo
(ou degradação da musculatura). Esse catabolismo, ou perda de substâncias plásticas e metabólicas,
só é revertido na fase de repouso e com uma alimentação correta (anabolismo). Dependendo da intensidade do estímulo,
após passar minutos ou horas depois do fim do treino, o músculo volta ao seu tamanho e tônus normal. Ou seja,
entre você terminar um treino e ir para casa e tomar um banho, pode ter passado tempo suficiente para isso ocorrer,
dando a impressão que tomar banho após o treino interfere no desenvolvimento de seu músculo.

A verdadeira hipertrofia somente é alcançada na fase anabólica,
quando são refeitas as reservas musculares que tendem a superar as quantidades anteriores.
Esse anabolismo é alcançado através de um repouso correto e suficiente após o treino e uma alimentação balanceada.
A maneira de se saber qual a melhor alimentação, e se há a necessidade de fazer uso de complementos alimentares
(pois isso depende de vários fatores, tais como sua genética, tipo de treino, ritmo de vida, etc.),
é consultar um nutricionista esportivo.

E não se preocupe em ser obrigado a treinar até o fim de sua vida com medo que seus músculos caiam.
Pra começar, os músculos não caem, quem cai é a gordura. Portanto,
se você quiser parar de treinar após 5, 10 ou 20 anos de musculação,
simplesmente faça uma alimentação adequada ao seu novo ritmo de vida.
Você emagrecerá e adquirirá um corpo parecido com o anterior, só que em proporções menores.
Portanto, cuidado em acreditar em tudo que se fala pelas academias.
Procure sempre um profissional formado da área para sanar suas dúvidas.

Afinal, a musculação emagrece ou não? Aumenta ou diminui o peso?

Muitas pessoas preocupadas em emagrecer – e até médicos – acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento,
pois embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular),
podendo não apresentar perda de peso na balança.

Saiba que emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura,
que é o que a musculação faz. Afinal, você prefere emagrecer e ficar flácida e fraca ou emagrecer enrijecendo os músculos,
ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?

Na verdade, o ideal é mudar a composição corporal, perdendo ou não peso na balança (devendo ser feita uma avaliação de cada caso).

Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal.
Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal (dependendo de cada metabolismo).

Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante,
favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia,
durante o esforço (onde usa-se o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese,
que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado,
você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.

"O melhor a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e aos alongamentos"
Após o exercício aeróbio nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias.
Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.
Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura.
Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Para você ter uma idéia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de se conseguir) consome 15 kcal extras por dia.
A longo prazo ( mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 8400 calorias.
Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana.
É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido.

Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e aos alongamentos,
num programa adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico,
tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento de profissionais como nutricionistas, professores de Educação Física e médicos.

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